Se você ainda não sabe falar em público, veja o que está deixando de lado.
1. Falar em público é uma prática que está se reinventando
Há pouco tempo, comunicar-se em público pressupunha falar ao vivo para uma audiência que estava presente diante do apresentador. Hoje competências comunicativas para falar em público se aplicam para se comunicar em: videos que serão gravados e repetidas vezes visualizados nas mídias sociais, videos ao vivo, teleconferências, cursos online e outros.
2. Servir de inspiração para outras pessoas
Muitas das descobertas, que nasceram da nossa rotina ou de uma profunda pesquisa, podem tornar o mundo melhor. Sua experiência pode facilitar a vida de outras pessoas e motivá-las a buscarem suas próprias descobertas.
3. Influenciar outras pessoas
Essa é a ideia central. Nossa primeira intenção. Queremos ser vistos e ouvidos para que nossas ideias sejam aceitas, e preferencialmente”consumidas”, por nossos interlocutores.
4. Estruturar uma apresentação é reestruturar o próprio conhecimento.
Todo aprendizado fica sedimentado, para o apresentador, após desenvolver estratégias para facilitar a compreensão do outro. Afinal, só é capaz de ensinar, quem foi capaz de realmente aprender.
5. Autoconhecimento
Elaborar o conteúdo de uma apresentação envolve valores, atitudes, qualidades pessoais a serem aproveitadas e limitações a serem superadas. Estes aspectos irão sustentar as ideias que você tem a oferecer e vão definir a forma como você será percebido.
6. Autocontrole
Ter a atenção de todos, direcionada para quem tem o compromisso de transmitir uma mensagem, provoca diferentes reações físicas e emocionais que tendem a: desestabilizar quem está falando, comprometer sua credibilidade e desqualificar conteúdo a ser apresentado. Técnicas especificas farão com que essas reações naturais não impeçam que os objetivos sejam alcançados.
7. Ser bem-sucedido nos compromissos assumidos e caminhar para novos desafios
As habilidades de comunicação valorizam o conteúdo da informação e a performance. Além disso, agregam valores pessoais e profissionais que qualificam o apresentador para novas oportunidades de carreira.
8. Fortalecer a imagem
Lidar bem com a comunicação impacta positivamente na imagem que o outro tem sobre você, sua empresa, sua instituição e seus projetos. Outro fator importante, é que também fortalece sua autoimagem, lhe proporcionando autoconfiança e credibilidade.
9. Compreender o outro
Nossos interlocutores são o motivo de todo nosso empenho em produzir uma apresentação. Para isso, precisamos estudar o perfil do nosso público alvo para poder conhecê-lo e assim adequar a forma e o conteúdo da mensagem da melhor maneira para alcançá-lo.
10. Ter habilidade comunicativa em outros contextos
Todas as competências comunicativas beneficiam outras modalidades de comunicação como reuniões, encontros, diálogos, eventos, entrevistas e outros, pois trazem desenvoltura e autoconfiança.
Abraço.
Ana