Por que contar suas próprias histórias?

Todo mundo tem uma boa história para contar. Qual é a sua?

Você deve estar se perguntando: “por que isso agora”? E a resposta é que suas histórias têm um potencial enorme de lhe trazerem credibilidade e de servirem de base para persuadir seu interlocutor sobre as ideias, propostas, produtos e serviços que você tem a oferecer. O nome disso? Storytelling.

Há muito tempo, o mundo da ficção nos fascina. Histórias do cinema, novelas, teatro, séries e livros continuam nos seduzindo, nos encantando e prendendo a nossa atenção.

O mercado de marketing entendeu isso tão bem que passou empregar todo esse poder em suas campanhas publicitárias. Note que algumas campanhas nem exploram o produto em si, mas se aprofundam na história e nas sensações que o envolvem. Quer um exemplo?   Muitas propagandas de carro não mostram todos os recursos que o carro oferece, mas mostram a estrada, a companhia da viagem, a sensação de chegar, o sol atrás da montanha e por aí vai. O consumidor vai à loja conhecer o produto, após ter se identificado com toda a emoção da narrativa. Poderoso, não?

Outras áreas da comunicação também têm se apropriado desse recurso para ganhar a atenção de seu público, e conseguir bons resultados, como programas de TV, programas eleitorais e palestras.

O enredo nos atrai, o clássico começo que passa pelo meio e termina no fim. Basta lançar introduções como “um dia eu estava passando por”,  “tem coisas na vida que a gente fica sem entender” ou “tem algo sobre mim que eu preciso dizer a vocês” (essa última, então, é infalível) para, literalmente, “laçar” o ouvinte.

Todos esses recursos, acompanhados de estratégias vocais e não verbais, quando aplicados às histórias que de fato nos aconteceram, nos expõem de uma forma original, verdadeira e sincera aos olhos (e aos ouvidos) do nosso interlocutor. Nos aproximam, portanto, da credibilidade, da empatia e do respeito alheio.

Uma vez que as pessoas acreditam na nossa história, e passam a conhecer um pouco da nossa vida, é provável que acreditem em nós e que nossas ofertas sejam recebidas com maior apreço.

A vida é uma fonte inesgotável de acontecimentos que podem se tornar interessantes  narrativas a serem compartilhadas a fim de inspirar e persuadir outras pessoas.

Aproveitem o storytelling para oferecerem seu melhor e exercerem influências do bem. Não vale inventar, pois a verdade é convincente, mas a mentira tem seus furos. Contudo, isso é assunto para uma próxima pauta.

Abraço,

Ana

<a href=”https://www.freepik.com/free-photo/classmates-learning-and-joking-at-school_863710.htm”>Designed by Pressfoto</a>

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s