Como falar em público quando se tem vergonha?

Essa sempre foi a pergunta que me inspirou e motivou todas as descobertas que tenho feito.  Como era envergonhada, mas com um desejo enorme de superar, sempre quis saber as melhores alternativas para quem sofre desse desconforto.

Em primeiro lugar, você deve responder às perguntas:

  • Você realmente deseja falar em público?
  • Isso é importante para você?
  • Está disposto a assumir esse desafio?

Se todas as respostas forem “sim”, ótimo. Continue lendo esse artigo.

Entender o motivo da vergonha

Compreender qual a razão de sentir-se envergonhado nessa situação é o ponto de partida. Várias podem ser as razões, como: falta de confiança em si, excesso de preocupação com o julgamento do outro, despreparo técnico, problemas específicos com relação à fala, falta de recursos de autocontrole, crenças limitantes, experiências anteriores negativas e outros. É preciso detectar a causa e desenvolver mecanismos para solucioná-la.

Introvertidos e tímidos

Dois perfis comportamentais tendem a sentir-se menos à vontade para falar em público. Os introvertidos são pessoas que gostam de permanecer em ambientes silenciosos, na companhia de pequenos grupos e concentrados em atividades  que exigem foco e tranquilidade, porém não têm dificuldades para manifestar suas opiniões, apenas preferem situações de menor exposição. Já os tímidos têm maiores dificuldades de sociabilizar e se expor representa sofrimento, o que pode ser minimizado com suporte psicológico.

Estratégias úteis para obter autoconfiança

Treinar é excelente para desenvolver autoconfiança e habilidade. É o segredo dos campeões e dos bem-sucedidos nas apresentações em público.

Estruture adequadamente e treine seu discurso externo, aquele que o público irá receber. Repita sua fala diversas vezes organizando a melhor forma de dizer suas ideias. Clareza, coerência, simplicidade, bom conteúdo, pronúncia correta, boa qualidade vocal e bom uso das regras da língua  devem estar presentes nesse treino.

Dê também a devida atenção ao seu discurso interno, ou seja, ao que você fala para si mesmo. Nele está uma grande chave para o autocontrole. Técnicas como meditação, repetir mentalmente frases incentivadoras, manter o foco, evitar pensamentos destrutivos e escolher pensamentos encorajadores ajudam muito.

É difícil para muitos

Não se intimide ao ver o público. Fácil é estar sentado confortavelmente na poltrona da plateia.  O palco é tenso para muitos. Um desafio que só quem encara conhece.  Não há receita milagrosa. Obtenha confiança em si a partir do autoconhecimento, planejamento,  preparo e da qualidade do seu conteúdo. Não pense que estará ali para ser analisado. Pense que seu papel será estar a serviço do bem.

Vencer significa atingir os objetivos que se propôs e isso requer trabalho.

Abraço,

Ana

 

http://www.instagram/anaclaudiacorso

 

Designed by Freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s