Por que é tão bom cantar no chuveiro?

A cena da Julia Roberts, em Uma linda Mulher, cantando Kiss no banheiro é sensacional, porém quase perfeita para ilustrar os benefícios de cantar no banheiro.
Há muito tempo o banheiro tem sido um espaço da casa privilegiado para a cantoria, o que faz muitas pessoas esperarem a hora do banho para poderem soltar a voz. Sabe por quê?

O banheiro tem muitas condições que favorecem a emissão vocal.

Comecemos pelos aspectos acústicos. As paredes são revestidas de superfícies rígidas, como azulejos, vidros e granitos, que ressoam melhor o som. Isso faz com que um pequeno som seja amplificado naturalmente, reduzindo o esforço para projetar a voz.

Em geral, o ambiente também é pequeno e facilita o retorno da própria voz, permitindo que o cantor se escute com maior clareza.

Ao cantar durante o banho, a água morna produz vapor que hidrata o trato vocal e limpa as vias respiratórias. O calor alivia as tensões corporais, relaxando a face e o pescoço, propiciando melhor movimentação dos articuladores do som.

Este momento de privacidade deixa a pessoa desinibida e à vontade para escolher o próprio repertório e interpretá-lo como desejar. Assim, como fez a personagem do filme.

Contudo, ela não sabia que sem “walkman” (traduzindo para os mais novos, equipamento onde se ouviam músicas com fone de ouvido) e em pé a voz teria soado muito melhor.

O banheiro, de fato, é muito confortável para perceber e utilizar a voz. Tenho recomendado aos meus pacientes que aproveitem o momento do banho para realizarem seus exercícios vocais. Como os exercícios demandam pouco tempo, não vale usar esta justificativa para demorar no chuveiro, ok?

Dica de hoje: aproveite o tempo do chuveiro para treinar a voz (existem inúmeros exercícios específicos para isso) e, enquanto se secar e se trocar, libere o cantor que há dentro de você. Cantar faz a gente se sentir bem e feliz.

Abram as portas do box! O show vai começar.

Abraço,
Ana Cláudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s